1.3.11

Sugestões 01 a 15 de Março




Nesta primeira quinzena de Março decidimos homenagear todas as Mulheres.
Para começar recordamos o motivo da atribuição do dia 08 de Março à comemoração da condição feminina.
O Dia Internacional da Mulher, tem como origem as manifestações das mulheres russas por "Pão e Paz" - por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada do seu país na Primeira Guerra Mundial. Essas manifestações marcaram o início da Revolução de 1917. Entretanto a ideia de celebrar um dia da mulher já havia surgido desde os primeiros anos do século XX, nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas de mulheres por melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo direito de voto.
No Ocidente, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado no início do século, até a década de 1920.
Na antiga União Soviética, durante o stalinismo, o Dia Internacional da Mulher tornou-se elemento de propaganda partidária.
Nos países ocidentais, a data foi esquecida por longo tempo e somente recuperada pelo movimento feminista, já na década de 1960. Na actualidade, a celebração do Dia Internacional da Mulher perdeu parcialmente o seu sentido original, adquirindo um carácter festivo e comercial. Nessa data, os empregadores, sem certamente pretender evocar o espírito das operárias grevistas do 8 de Março de 1917, costumam distribuir rosas vermelhas ou pequenos mimos entre suas empregadas.
1975 foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher e, em Dezembro de 1977, o Dia Internacional da Mulher foi adoptado pelas Nações Unidas, para lembrar as conquistas sociais, políticas e económicas das mulheres, mas também a discriminação e a violência a que muitas delas ainda são submetidas em todo o mundo.

Sugestões de Leitura:
"As Brumas de Avalon", Marion Zimmer Bradley
"A Casa dos Espiritos" ou "Inês da minha Alma" de Isabel Allende
"A Sibila" de Agustina Bessa Luís
"Dona Amélia" de Isabel Stilwell
"Rainhas Medievais de Portugal" Ana Maria Rodrigues Almeida


Sugestões de Cinema
Orgulho e Preconceito
A Jovem Jane Austen

Sugestões de Visita
Museu do Azulejo, no antigo Convento de Clarissas Franciscanas, mandado construir pela "Perfeitíssima Rainha" D. Leonor de Avis, criadora, entre outras coisas, das primeiras Santas Casas de Misericórdia.

Sugestões Musicais
Mafalda Veiga - Em cada lugar teu

Sem comentários: